setembro 08, 2009

Pátria amada! Mas, que pátria minha?



Feriadão acabou e agora é voltar para a vida normal... Mas o que comemoramos mesmo? Que data é essa que merece um feriado para a sua comemoração?

Comemorar a Independência do Brasil nos remete a muito mais do que ao simples grito dad o por D. Pedro I, às margens do Rio do Ipiranga, em cima de seu cavalo branco. Até porque, segundo históriadores, ele estava em cima de um jumento, passando por um córrego e encurralado para que o ato fosse devidamente atuado.

Mas falar sobre a independência também nos faz pensar sobre o Brasil em si, sua ordem, seu progresso, sua independência de fato. NOs questiona aonde está o nosso patriotismo que só aparece nos tempos de Copa do Mundo de Futebol ou Olimpíadas, e somente quando os jogadores cumprem o seu trabalho.

Por ironia, há pouco tempo, nos deparamos com uma cena deplorável, onde a cantora Vanusa simplesmente inventou uma outra versão e letra para o Hino Nacional.

E me pego a observar e pensar que falta ainda a Educação Moral e Cívica para nós brasileiros. Quem, nos dias de hoje, sabe de cor o Hino Nacional? Se perguntarmos nas ruas, acredito que poucos saberão os dizeres na faixa branca da bandeira. E o brasão da independência, alguém conhece?

Parece balela o que me questiono, há quem pense que não passa de superfulos espólios da ditatura, mas é justamente isso que me preocupa. Ao tentarmos negar tanto o periodo negro da ditatura, acabamos nos esquecendo dos conceitos de cidadão e cidadania, moral e civismo.

E isso nos faz perder a nossa identidade de BRASILEIROS.
E isso se reflete na educação,
na segurança,
na saúde,
no transito,
na política.

Tudo o que o POVO clama como necessidade, seria facilmente resolvido se nos reconhecessemos como cidadãos. Ter conhecimento dos Direitos Humanos, dos direitos cívicos e dos deveres de cidadão, muitos dos problemas que temos hoje seriam exigidos como direitos e não boas ações políticas.

O PAÍS tem o governo que seu povo clama.

E hoje, pós 7 de setembro, eu vejo as pessoas em desfiles cívicos, das forças armadas, ou viajando pra descansar, ou simplesmente desligadas do mundo e me pergunto se não seria uma boa oportunidade para discutirmos política, necessidades sociais e cidadania...

Pra que, né... Melhor aproveitar o feriado emendado e curtir um churrasco com uma cerveja gelada.

E se os 30 picaretas que o Luis Inacio falou ainda continuam no poder, quem se importa!? Contanto que a seleção consiga ir pra Copa e traga o Hepta tá tudo bem!

E todas as vezes que assito as babáries que acontecem no país nos telejornais, me pergunto Que país é esse? E sempre tenho como resposta o grito que ecoa nos shows onde a música é executada:

É A PORRA DO BRASIL!

É A PORRA PÁTRIA AMADA BRASIL!!!!!!!



"MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!"

Nenhum comentário: