janeiro 22, 2009

Hope and Progress



A grande notícia do momento é a posse do novo presidente dos EUA, Barack Hussein Obama. O primeiro presidente negro dos EUA.

Sinceramente, até terça não achava nada demais. Até porque ele não é negro, é mulato, filho de pai negro e mãe branca. E não acho que ele seja a salvação do mundo não, mas espero do fundo do coração que ele seja mais humano do que o Bush foi.

Bom, na terça, enquanto todos os noticiários exibiam as imagens da posse,q uem foi, quem deixou de ir, quais celebridades cantaram, a quantos bailes o casal Obama foram, eu assiti a um documentário sobre a vida de Obama na TV Cultura.
O documentário foi perfeito, completo comuma riqueza de detalhes do novo homem mais poderoso do mundo e aí sim, passei a admirar a inteligência e astuscia desse homem.
Ele não veio do Queênia como seu pai, mas trouxe os ideais dele consigo. A história dele é uma história de luta, persistência, busca por auto-conhecimento, por isso ele chegou onde chegou.
Estudou na Havard, conseguindo lá sua graduação em direito, precisava conhecer as leis para engajar-se na política. estudou os grandes nomes da filosofia, sociologia e política. Ele relamente se empenhou para estar onde estar.

Os seus discursos tão convicentes, emocionantes, tocantes são frutos de todo o seu conhecimento e sensibilidade. Ele sabe como ninguém perduadir a multidão. E conseguir que um povo racista e preconceituoso como norte-americano apostasse em um afro-descendente, no momento de maior crise e delicada condição econômica no país, foi um trunfo e tanto!

Obama não é só um negro no poder da maior potencia mundial. É um guerreiro que venceu! Aprendamos com ele: Yes, we can!

Mas ironias do destino a parte: Tinah que ser um Hussein pra substituir o Sr. George W. Bush, não!? E como Obama se assemelha a Osama???? rs

Um comentário:

Anônimo disse...

Débora gostei demais do seu texto. É realmente Obama significa mudança com seu estilo jovem de ser. Além de fazer direito por Harvard, ele tbm é formado em Ciência Política, ou seja o cara tem ótima formação política e acadêmica. Eu acompanho a sua carrêira deste de 2007 e vejo nele uma enrgia legal. Ele é autor de duas auto biografia, um livro é Audácia da esperança e outro é A Origem dos Meus Sonhos. Segundo Obama umas das coisas que mais deixa triste é a rivalidade entre republicanos e democratas, pois isso divide o país. Ele pelo jeito adora consenso e união. Um dos caras que Obama segue é Abran Licon.
Um beijo Debby sou seu fã e vc é uma loira poreta