novembro 21, 2008

Tem coisas que só Almodóvar faz em você

Semana passada estava acontecendo uma mostra de filmes de Woody Allen e Almodóvar na UFG. A entrada era franca e eu, como adooooooooro um bom filme, fui aproveitar.Lóoooooogico!
Filmes de Allen todo mundo já conhece, aquele velho gênero comédia, leve e agradável a todos que consigam entender sua comicidade. Os de Almodóvar é que me chamaram mais a atenção. Pra falar a verdade, mexeram muito comigo. Principalmente o Tudo Sobre Minha Mãe. O drama da mãe que perdeu o filho, a freira grávida e com uma mãe autoritária e incompreensiva me lembaram muito fatos da minha vida.
A verdade é que Almodóvar consegue mexer com tabus de forma extremamente sutil e eficaz. Nos faz voltar os olhos a assuntos que quase sempre nos recusamos a comentar ou simplesmente servem de piadas em mesas de bar. Mas há uma delicadeza, uma sutileza, uma humanidade nos seus persongens que conquista a gente. Os personagens, principalmente os que são marginaizados pela sociedade, pelo preconceito, ganham um foco todo especial, e nos obrigam a entender sobre eles, a aceitá-los nem que seja só até o final o filme. E são esses personagens que nos trazem as maiores lições.
Uma personagem em especial me chamou muito a atenção: Agrado, o travesti sempre solícito e amigo. Cômica sem ser caricata, com atitudes e posturas comuns a qualquer um que se diga "normal". Mas tem uma fala dela que eu adorei! Achei o trecho na web (Salve, Google! rs). Olhem só!

"Cancelaram o espetáculo. Aos que quiserem será devolvido o
ingresso. Mas aos que não tiverem o que fazer e já estando no
teatro, é uma pena saírem. Se ficarem, eu irei diverti-los com a
história de minha vida. Adeus, sinto muito [aos que estão saindo].
Se ficarem aborrecidos, ronquem, assim RRRRR. Entenderei, sem
ter meus sentimentos feridos. Sinceramente. Me chamam
Agrado, porque toda a minha vida sempre tento agradar aos
outros. Além de agradável, sou muito autêntica. Vejam que
corpo. Feito à perfeição. Olhos amendoados: 80 mil. Nariz: 200
mil. Um desperdício, porque numa briga fiquei assim [mostra o
desvio no nariz]. Sei que me dá personalidade, mas, se tivesse
sabido, não teria mexido em nada. Continuando. Seios: dois,
porque não sou nenhum monstro. Setenta mil cada, mas já
estão amortizados. Silicone... – Onde? [Grita um homem da
platéia]. Lábios, testa, nas maçãs do rosto, quadris e bunda. O
litro custa 100 mil. Calculem vocês, pois eu perdi a conta.
Redução de mandíbula, 75 mil. Depilação completa a laser,
porque a mulher também veio do macaco, tanto ou mais que
o homem. Sessenta mil por sessão. Depende dos pêlos de cada
um. Em geral duas a quatro sessões. Mas se você for uma diva
flamenca, vai precisar de mais. Como eu estava dizendo, custa
muito ser autêntica, senhora. E, nessas coisas, não se deve
economizar, porque se é mais autêntica quanto mais se parece
com o que sonhou para si mesma."

SE É MAIS AUTÊNTICA QUANTO MAIS SE PARECE COM O QUE SONHOU PARA SI MESMA...

Tô pensando nessa frase até hoje... Tantas pessoas que se dizem autêntics e, se pensarmos por essa ótica, não chegam nem perto....
Acho que ela tem razão. A gente deve nascer, crescer e viver para aquilo que queremos ser e viver.

O difícil é saber pra que eu quero viver, quanto mais como!rs

Mas Almodóvar conseguiu me deixar pensativa, e por muito, muito tempo....

Nenhum comentário: