novembro 24, 2008

Fases da Vida

Ontem eu vivi um dia de repórter. Fui fazer umas imagens e tentar umas entrevistas para o meu trabalho, no local de prova dos vestibulandos de Medicina. Pensem numa loucura! Uma barulheira, um corre-corre, gente pra lá, gente pra cá, buzina de carro, engarrafamento, gente chorando já antes da prova, pais apavorados... Enfim, um daqueles cenários que Dante descreveria melhor do que eu.
Consegui imagens ótimas, conversei com alunos muito tranquilos (eu queria era uns bem estressados, mas esses não queriam papo!), com pais ansiosos, e fiquei um bom tempo analisando aquela situação toda. Eu nunca tinha parado pra pensar o que rege esse universo onde todos os caminhos se convertem a um único propósito: passar no vestibular.
Olhando toda a quela agitação eu me dei conta de tudo o que move aquelas pessoas. É um ano(ou uma vida) de planos, sonhos, dedicação, desejos, sacrifícios, cobranças, tudo por uma prova. E essa prova é o que vai decidir se você vai ser o que você quer ser. Ou se você tem dinheiro pra investir no que você quer ser. Vestibular virou algo tão comercial que seu fundamento educacional perdeu completamente o sentido. É incrível o número de banquinhas e propagandas de colégios e cursinhos no local. Eu mesma me acabei em Club Social e chocolates que eu ganhei nas sacolinhas do COC. Ou seja, se não passou junte-se a gente e garanta sua vaga! E os alunos com camisetas das escolas: Yes Stress! Eu vim buscar o que é meu! e coisas do tipo com a logo do Colégio bem grande também. É... virou uma grande rede Business.
De humano mesmo só a apreensão que se percebe nos olhos dos predestinados a passar pelo ritual e dos pais que nada podem fazer além de torcer, rezar e acreditar nas suas crias. Ali sim, percebe-se a ansiedade de uma dedicação, de determinação, de sonhos, ideais... É participar do jogo e querer vencer!
Vi um menino que chegou atrasado, os portões já estavam fechados. A expressão de decepção tanto dele quanto do pai dele eram tão nítidas,que parecia que podia sentir o que eles sentiam. Deu vontade de chorar a tristeza dele, tadinho... Tinha a maior carinha de nerd, as vezes até dava um ótimo médico...
Mas parece que depois que a gente passa dessa fase, o sentido da coisa muda. Não precisava tanta pressão, tanto nervosismo, tanta ansiedade. É só uma fase que precisamos passar. Só uma fase como tantas outras da vida. Uma espécie de ritual de amadurecimento. E é depois dele que você começa a ser adulto!
Apenas mais uma fase da vida que, em momentos como o que presenciei ontem, se dá graças a Deus por ter passado dela! rs

Nenhum comentário: